quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O Brincar

Brincar é o principal modo de expressão na infância. Brincando a criança aprende, cria, recria e repensa os acontecimentos, despertando para si um mundo repleto de sentimentos e afetividade.
Ao brincar a criança se depara com um universo de descobertas que promove o desenvolvimento sensorial e das habilidades motoras, estimulando a cognição, a socialização e a comunicação.
               
Através do lúdico acontece a experiência prática, o faz-de-conta a transporta para um mundo imaginário e neste momento ela transforma a realidade interagindo com o meio tornando-se mais habilidosa ao lidar com o real a partir do imaginário, traduz sua vivência em gestos, palavras e ações, imagina ser o que ainda não é e transborda de alegria ao fazer imitações e perceber que é notada por tudo que cria e fantasia. Criatividade não lhe falta, é capaz de dar vida a tudo com autenticidade e simplicidade, busca nos personagens ídolos que muitas vezes se tornam modelos para a própria vida.
Brincar é um direito na infância, uma ação fundamental no processo educativo, permite o exercício contínuo do conhecer, desenvolvendo competências amplas relativas ao mundo, estimulando o desenvolvimento da aprendizagem.
Na escola, a brincadeira desperta o interesse, ensina conceitos, valores, regras e promove o aprender de forma dinâmica.
O jogo dirigido ou a brincadeira espontânea tem um valor enorme no desenvolvimento e na aprendizagem, ajudam a criança a conhecer o mundo que a cerca através das interações e das descobertas, o brincar coletivo auxilia na concentração, na percepção e no levantamento de hipóteses. Num mundo onde predominam o individualismo e a competividade um dos maiores desafios da educação consiste em ensinar a compartilhar, a viver junto e muitas vezes a escola é o único local onde ela pode realizar o seu brincar coletivo.
O papel da família é fundamental na hora do brincar, quando os pais brincam com os filhos, estabelecem vínculos fazendo com que a criança sinta-se mais acolhida e segura favorecendo as relações.
Brincar é muito importante, seja em casa, na escola, no parque ou em  qualquer outro local, enquanto a criança brinca troca experiências e ao trocar experiências cresce e se desenvolve.
Brincar com outras crianças, além de prazeroso conduz ao convívio social, aprimora as relações interpessoais, bem como a capacidade de agir com autonomia.
Brincadeira para a criança tem sentido próprio, assim deve ser repleta de divertimento e muita alegria.
Brincar por brincar, brincar sozinha ou brincar em grupo, a criança transforma o mundo ao seu redor, aprende sobre si mesma reconhecendo-se como autora da própria criação.

Sueli Filomena Marchetti Zaparolli é Pedagoga e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Luiza de Marillac - Santana - São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário